CABELO ELÁSTICO / CHICLETE

Olá queridos amigos leitores.

Hoje vou falar de um problema terrível que acontece quando usamos muitas químicas no cabelo sem o cuidado ideal, o cabelo ELÁSTICO/CHICLETE/DESTRUÍDO/ETC. Vou falar um pouco dos sinais desse problema, o que pode levar a ele, como evitar, o que NÃO fazer, como tratar e lidar com ele usando produtos ACESSÍVEIS e ou caseiros. O post é bemmmm grande, mas bem útil também. I hope you enjoy it! ^_^

(imagens de busca google)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

SINAIS DE UM CABELO ELÁSTICO

Cabelo elástico é o apelido que as pessoas dão para um cabelo muuuuuito danificado. Há vários níveis de danos, no geral ele parece mesmo um elástico finíssimo, quando você penteia molhado ele estica e se rompe muito facilmente e o que sobra dele enruga. Outro comparativo é com chiclete, pois o cabelo estica como chiclete e fica grudento, meio emaranhado, difícil de pentear. Além disso quando seco ele fica esticado, arrepiado, e quando é manuseado você pode notar pequenos pedaços caindo (como caspa só que em vez de pele é fragmentos de cabelo). Está é uma situação extrema a qual eu já passei e sei que é desesperador, qualquer sinal de que isso está acontecendo merece muito cuidado, atenção e paciência.

O QUE PODE CAUSAR ESTE DANO

Processos químicos em geral podem causar este dano, tais como processos oxidativos, alisamentos, relaxamentos, colorações entre outros. Claro que há fatores que interferem diretamente a serem vistos antes dos processos , tais como o estado do cabelo, químicas anteriores, tipo de cabelo, estilo de vida (sim, pois quem está em contato frequente com agua de piscina, por exemplo, pode ter grandes problemas ao fazer descoloração), etc. No meu caso foi descolorações em cima de descolorações em um curto período somados à processos de pigmentação inadequados para o estado que meu cabelo se encontrava.

História deprimente, não muito relevante: eu estava enjoada da cor rosa do meu cabelo e resolvi ficar loira, não conhecia as artimanhas de desbotamento e descolori TUDO, ficou loiro demais e resolvi pigmentar a raíz com um tonalizante em pó castanho (péssima idéia). Dois dias depois sofri um sequestro relâmpago onde os caras me chamavam de loira, traumatizei. Descolori novamente e passei outro tonalizante em pó na cor cobre, ficou cor de agua de salsicha e o cabelo destruído, daí passei outro tonalizante borgonha pra cobrir tudo e tentar disfarçar o caos (sem muito sucesso).

COMO EVITAR A DESTRUIÇÃO

1 – Primeiro de tudo o cabelo precisa de cuidados básicos, independente de ter química ou não como por exemplo: não prender o cabelo quando estiver molhado pois isso causa quebra, aprender a cuidar do cabelo sem uso constante de chapinhas e secadores, não lavar o cabelo com agua muito quente, não usar xampú demais, usar o conjunto condicionador, máscara de tratamento e creme de pentear, não deixar o condicionador no cabelo, pentear começando em baixo e subindo para o comprimento com cuidado, usar pente adequado pro seu tipo de cabelo, evitar molhar com agua de piscina, etc.  Pentear o cabelo molhado é um trabalho delicado porque ele fica bem frágil, pra cabelos ondulados e lisos é recomendado pentear com ele seco. No meu caso só penteio as madeixas molhadas pois ela é meio cacheada, para esse tipo de cabelo não é possível pentear depois de seco visto que ele perde a definição dos cachos e vira juba.

2 – Tenha em mente que quando você fizer alguma química mais agressiva os seus cabelos vão precisar de cuidados em dobro, você não poderá fazer certos processos químicos por cima do que já foi feito e precisará de produtos específicos para hidratação e reparação.

3 – Muito cuidado com o tipo de química que irá fazer, pesquise bastante antes pois há processos que são incompatíveis ou podem dar resultados não desejados, tem também cabeleireiros que, apesar de serem de confiança, podem não ter a informação completa sobre o assunto.

4 – Não fazer processos químicos agressivos mais de uma vez por mês, deixe-o descansar e se recuperar para não acumular danos.

O QUE NÃO FAZER QUANDO O CABELO JÁ ESTÁ DANIFICADO

Não negligenciar os cuidados básicos e ter convicção de que não  há processos químicos que ofereçam uma solução imediata para um cabelo elástico, tem que ter muita muita muita muita paciência mesmo, pois dá pra melhorar o aspecto com hidratações e mais hidratações e alguns produtinhos que disfarçam. Não é possível fazer outro processo químico em cima deste cabelo sem antes tratá-lo. Há condições que a saúde do cabelo não tem volta e se você não quiser cortar, vai precisar evitar tudo que puder ser minimamente agressivo até que ele cresça e você apare aos poucos. 

Exemplo pessoal: quando eu estava com o cabelo elástico fui ao cabeleireiro pra ver se tinha alguma solução imediata e ele me ofereceu a Escova Progressiva, que fecha as cutículas do cabelo proporcionando mais brilho e desaparecendo com o craquelado do fio (discurso dele). Pois bem, eu fiz, gastei um dinheirão e piorou a situação, não fez efeito algum e só deixou meu cabelo mais espichado. Pensando a respeito é óbvio que não daria certo. Meu cabelo estava estragado, danificado demais e sem nutrientes, não tinha massa suficiente para ser modelado, além disso se eu fecho as cutículas é muito mais difícil de penetrar os nutrientes pra melhorá-lo, e foi exatamente isso que aconteceu. Solução imediata? Apenas cortar.

COMO TRATAR CABELO ELÁSTICO

Há casos e casos, mas uma coisa é certa pra todos: redobre a atenção aos cuidados básicos, afinal o que faz mal pra um cabelo saudável é GAME OVER para madeixas super danificadas!

Usei várias coisas na minha fase de desespero total… rsrssrsrs. Há algum produtos que foram essenciais, não fizeram milagres mas ajudaram muito e vale a pena indicar pra quem está passando por problemas semelhantes:

glicopan-pet-acaba-pontas-secas

• Glicopan Pet: é um complexo vitamínico pra cachorro (para ser ingerido por eles), é líquido, tem cheiro de tempero de carne e cor de guaraná, na época (2011) custava cerca de 36 reais o grande. Uso: depois do xampú, pode ser misturada a quantidade que desejar ao creme de hidratação ou aplicado direto no local danificado. Resultado: muito brilho, diminui o aspecto danificado e nutre o cabelo. Opinião Pessoal: Buscando na net quem usou comenta que sentiu muita diferença, no meu caso eu também senti mas não foi milagroso, provavelmente se eu não tivesse feito a progressiva teria um resultado melhor, eu usei algumas vezes e em todas senti o cabelo mais sedoso e brilhante e o aspecto melhorou mas não o quanto eu  gostaria, o cheiro é forte por isso é preciso usar um creme pra misturar ou um finalizador bem cheiroso pra mascarar o cheiro de tempero e não ser um “miojo” humano… rsrsrsrsr. Vejam abaixo o antes e o depois da aplicação (nem acredito que achei essas fotos ^_^ rsrsrsr)

IMG10030

IMG10032

____________________

rmc

Amend Gold Black RMC System Azul: é uma máscara de reconstrução do fio, faz parte de um kit para relaxamento mas também é encontrada separadamente, custa em média 48 reais e a recomendação de uso é a cada 15 dias. Uso: depois do xampú é só aplicar a partir de 2 dedos da raíz até as pontas, aguardar 10 minutos e enxaguar. Resultado: nutrição principalmente, mais maciez e flexibilidade. Opinião Pessoal: Gostei muito dessa máscara e uso até hoje, já usei máscaras de outras marcas e inclusive de linhas profissionais como L’Oreal e essa foi a de melhor custo x benefício. Quando meu cabelo estava elástico foi ótimo, na primeira aplicação não fez grande diferença, mas eu usava 2 a 3 vezes por semana e em 2 semanas melhorou muito quanto a maciez, flexibilidade e principalmente resistência a quebra. Sempre tenho em casa, funciona bem com danos de processos oxidativos, o cheiro é bom e não deixa o cabelo oleoso.

tutano1

• Óleo de Tutano: é uma gordura que fica no meio de ossos bovinos, para conseguí-lo basta ir a um açougue, é algo que geralmente vai pro lixo então você vai pagar bem  barato ou pode até conseguir de graça, é necessário derretê-lo em “banho maria” e coar, depois é só guardar em um pote na geladeira que dura cerca de 3 meses, ele não tem cheiro e depois de preparado parece manteiga de cacau. Uso:  precisa ser derretido antes de ser usado (somente a quantidade que será utilizada e não esquentar demais)  pode ser misturado ao creme de tratamento ou aplicado sozinho em abundância nas madeixas, deixando agir por 30 minutos antes de lavar. Resultado: flexibilidade e melhora na textura já que é rico em colágeno. Opinião pessoal: durante o meu tratamento intensivo contra o cabelo elástico sempre adicionava uma colher de sopa de óleo nos cremes de tratamento, bem provavelmente ele ajudou muito com os resultados obtidos com a máscara da Amend, o que notei de diferente foi que ele faz o cabelo ficar macio apesar de deixar um bocadinho oleoso. Quando parei de usar doei o óleo para minha tia avó, que disse ter amado o resultado.   

afro-revitalizador

Nyeli Permanente Afro Cabelos Cacheados Revitalizador 3 em 1: é um creme gel de pentear sem enxágue, faz parte de uma linha de transformação para cabelos com permanentes, custa em média 10 reais. Uso: com o cabelo molhado, espalhar generosamente da raiz às pontas e arrumar/pentear como quiser. Resultado: Melhora o aspecto do cabelo e mantém a leveza. Opinião Pessoal: o aspecto do cabelo elástico é o que mais incomoda e é o que dá mais trabalho, o dano é super visível e não é bom fazer nada de escovas e chapinhas pra tentar esconder porque no fim isso só vai deteriorar mais as madeixas. Esse produto foi a única boa solução que encontrei, a consistência é bem esquisitinha, o cheiro não é gostoso, mas o resultado é outra história. Enquanto o cabelo seca ele fica meio duro, não como um gel mas fica meio grudentinho, quando seca totalmente o cabelo fica leve e flexível mantendo o formato modelado anteriormente. O aspecto quebrado diminui muito mesmo, quase imperceptível.

Photo on 2014-02-21 at 19.00Termineiiiii! rsrsrsr… Bom pessoal, termino aqui mais um post GIGANTE ^_^ espero que seja útil pra vocês, por favor compartilhem, comentem, e qualquer dúvida estou a disposição. Beijos da Amy e até breve ;)

Anúncios

2 comentários sobre “CABELO ELÁSTICO / CHICLETE

  1. Oi, gostaria de saber se aquele tom sobre tom da Alfaparf pode ser usado em cabelo elástico. No caso do meu cabelo, gostaria de corrigir a cor q a cabeleira deixou nele.

    Desde já agradeço.

    Forte abraço,
    Graciele Santiago

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s